* Esta obra é uma adptação do autor desse blog da disciplina de Projeto e Desenvolvimento de Algoritmo para Computação do curso de Tecnologia em Sistemas de Computacão/Cederj UFF das aulas originais cujo os autores são: Adriano Cruz e Jonas Knopman.
Revisão em 26/fev/2008 19:46
Conteúdo:- Mostra aspectos da história da computação.
- Definir termos e palavras chaves usadas pelos profissionais da área.
- Apresentar conceitos básicos sobre software e hardware.
- Definir termos e palavras chaves usadas pelos profissionais da área.
- Apresentar conceitos básicos sobre software e hardware.
2. Sucessos e fracassos da Computação
Avanços
- Aumento de velocidade desde os anos 40 foi da ordem de 100.000
- Custo caiu de milhões de dólares para valores em torno de milhares
- Consumo caiu de centenas de kilowatts para apenas alguns
- Tamanho caiu de centenas de metros quadrados para menos de um metro quadrado
ENIAC
- Considerado por muito tempo o primeiro computador programável digital
Lei de Moore
Em 1965 Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, publicou o que ficou conhecido como a lei de Moore.
"Cada novo circuito integrado terá o dobro do número de transitores do anterior e será lançado em um intervalo entre 18 e 24 meses."
- Transitores são os tijolos básicos usados na construção dos microprocessadores
- Redução de tamanho dos transistores significa:
.: Menor consumo;
.: Menor tamanho;
.: Menor velocidade;
Ano...Processador......Transistores
1985.......80386........................275.500
1989.......80486 DX...............1.180.000
1993.......Pentium..................3.100.000
1997.......Pentium II.............7.500.000
1999.......Pentium III..........24.000.000
2000......Pentium 4.............42.000.000
Onde parar ?
- A fronteira final é o tamanho de um elétrons, que está se aproximando rapidamente.
O Futuro
- Computadores paralelos, que são vários processadores cooperando para acelerar a solução do trabalho.
- Computadores quânticos, armazenam informações no alinhamento e rotação dos eletrons.
- Computadores biológicos, viagem completa! (acho que não é uma viagem, veja o link).
Os Fracassos
- Onde está o computador HAL do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrik?
- HAL falava, via e até
ficou maluco. - Não temos nenhum
neste nível, nem maluco! - O olho de HAL
Computadores são estúpidos!
- Picasso na sua genialidade apontou que o rei está nu e disse: "Computadores são estúpidos, eles somente respondem perguntas."
E a Internet?
- A Internet, a rede das redes, será emsmo o maior e mais completo sucesso?
- Hoje faz-se tudo na Internet: namorar, comprar, estudar, comunicar-se, jogar, etc.
- Quem sabe no futuro teremos uma enorme praça virtual onde, como na Grécia Antiga, iremos discutir nossas leis?
Evolução da Internet
Distribuição da Internet
Comentários s/ Internet
- A Internet foi o meio que mais rapidamente atingiu 50 milhões de usuários.
- No entanto também o meio que está pior distribuído.
- Atualmente, para uso requer mais tanto em treinamento como em investimento monetário.
Pré-história
- Ábaco (2.500 A.C.)
- Máquina de Calcular Mecânica (1642 - Pascal)
- Primeiro computador de uso específico (mecânico) projetado por Charles Babbage em 1812.
Charles Babbage
- Características do projeto de 1840
- 50 dígitos decimais de precisão;
- Memória para 1000 números (165000 bits);
- Controle das operações em cartões perfurados;
- Soma e subtração em 1 segundo;
- Multiplicação e divisão em 1 minuto;
- Subrotinas, arredondamento automático e detecção de transbordo (overflow)
Durante a 2º Guerra Mundial
- John Atanasoff: depois de um caso judicial, passou a ser considerado o construtor do primeiro computador digital (1939, lowa State University)
- Howard Aiken: (1937 - 1944, Harvard University)
- George R. Stibitz: (1938-1940, Bell Telephone Labs) Primeiro a usar um computador remotamente.
- Konrad Zuze: Computadores destruídos durante a guerra (1936-1940, Berlim Technishe Hochsule)
- J. P. Eckert e J. Mauchly: (1946, Universidade da Pensilvânia) Primeiro computador digital operacional chamado ENIAC (Electonic Numerical Intergrator and Calculator). Perderam o título para John Atanassof
- 19.000 válvulas, 15.000 relés e milhares de componentes diversos
- 42 painéis com 2,70 m de altura, 60 cm de largura e 30 cm de comprimento
- 200 Kw de consumo, espaço especia com ar
- Programado por especialista com fios
- Electronic Delay Storage Automatic Calculatro (1949), Universidade de Cambridge, Inglaterra
- Primeiro computador a usar programa armazenado na memória junto com dados
- Adeus aos programas com fios!
- "Hardware é o que vemos nos computadores". Alguns dizem que é a parte que podemos chutar quando ele trava.
- Um computador simples é composto de: processador - a parte do computador onde os dados sofrem modificações; memória principal - local onde o processador busca dados e instruções para operar; periféricos - dispositivos usados para aramazenar dados ou interagir com humanos.
- Um processador composto por um ou uns integrados é o microprocessador.
- Um microprocessador mais memória e periféricos é o microcomputador.
- Estação de trabalho é apenas um microcomputador de maior desempenho.
- Bit é a menor unidade de informação processada pelo computador.
- Bit somente pode assumir valores 0 e 1.
- Um conjunto de 8 bits é o byte.
- Uma palavra de memória é um conjunto de bytes, mais comum 4 bytes, que equivale aos 32 bits ou seja os chamados microprocessadores e sistemas operacionais que utilizamos hoje.
Muitos bytes
Megabytes?
http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/algoritmos/apostila/introducao.htm
Megabytes?
- Uma memória de computador de 128 Mega bytes significa 128 vezes 1.048.576 bytes
- Em cada byte pode ser armazenado um caracter de texto
- Uma página de texto ocupa aproximadamente 3k bytes, portanto em 128 M podemos armazenar, também aproximadamente, 40.000 páginas de texto.
- A memória do processador é dividida em conjuntos de bytes, as palvras.
- Os tamanhos de palavras mais comuns são 2, 4 e 8 bytes.
- Os computadores podem processar palavras inteiras.
- Como recuperar informação com tantos bytes?
- Os dados são referenciados por meio de endereços como nossas casas.
- Cada palavra de memória possui um endereço único.
- Dado um endereço posso escrever ou ler o seu conteúdo.
- Random Access Memory (RAM) ou memória de acesso randômico.
- RAM é uma memória que pode ser lida e escrita pelo processador com igual facilidade.
- As memórias, ditas principais. dos computadores são compostas por chips de memória RAM.
- A partir destas memórias, que são muito rápidas, são rodados os programas.
- Read Only Memory, ou memória somente de leitura, armazena dados que não se modificam durante o funcionamento do computador ou quando ele é desligado.
- A Bios, que é o primeiro programa que o computador executa ao ser ligado é armazenado em ROM.
- ROM gravada pelo fabricante e nunca modificada.
- PROM possível de ser gravada em equipamentos especiais pelo usuários.
- EPROM possível de ser gravada e desgravada.
- EEPROM possível de ser gravada e desgravada eletricamente.
- Existem periféricos para entrada, saída e entrada e saída ao mesmo tempo.
- "Se hardware é o que vemos podemos dizer que software é o que não vemos",
- Tem pessoas que dizem que é a parte que direcionamos todo o nosso ódio, quando no meio de um trabalho importante ele trava e apresenta mensagens do tipo, error line 23 ....
- Software engloba todos os programas que rodam no computador.
- Exemplos de programas que usamos: editores de texto, planilhas eletrônicas, jogos, sistemas operacionais, correios eletrônico e navegadores de internet.
- Neste curso iremos aprender a desenvolver algoritmos, que são receitas indicando como resolver um determinado problema.
- Este algoritmo deve ser escrito em uma linguagem que possa ser traduzida para a linguagem que o computador usa.
- As linguagens que usamos para escrever os algoritmos são chamadas de linguagens de programação.
- Existem diversas linguagens de programação a nossa disposição para escrever nossos algoritmos.
- Embora sejam linguagens de uso geral, há que se escolher a linguagem que melhor se adapte ao problema.
- A escolha depende, entre outros fatores, do problema, do conhecimento do programador e do custo.
- Basic o nome diz tudo, básica e simples.
- Fortran, do tempo dos dinossauros, usadas em engenharia e ciência.
- COBOL, da mesma época, usada em programas comerciais.
- Programas que gerenciam o funcionamento do computador.
- Controlam quem vai usar o que por quanto tempo.
- O que pode ser o processador, impressora, espaço em disco, uso de memória, etc
- Quem, são os diversos programas que usamos.
- Unix é produto de diversos fabricantes por exemplo: AIX (IBM), HPUX (HP), Linux (software livre), etc
http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/algoritmos/apostila/introducao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário